Total de visualizações de página

domingo, 26 de fevereiro de 2017

SOBRE O PENSADOR E O PENSAMENTO, AS PESSOAS, AS MÁSCARAS E O CARNAVAL*By Ana Sofia Carvalho





SOBRE O PENSADOR E O PENSAMENTO, AS PESSOAS, AS MÁSCARAS E O CARNAVAL

Pergunta-me o facebook em que estou a pensar. Não posso dizer.
Não por impossibilidade ontológica, ou pudor, ou qualquer outra razão do foro íntimo, mas por absoluta inexequibilidade, por impossibilidade física ou fáctica.


Como pôr em palavras um atropelo de pensamentos? Um choque em cadeia sobre diversas coisas, algumas contraditórias sobre o mesmo assunto, outras sobre temas completamente diferentes? Uma sucessão de reflexões que nada tem de lógica, sequer uma ordem perceptível, cujo denominador em comum é somente a identidade do pensador?

O pensador, por muito abstractas que sejam as coisas em que pensa, por muito distanciamento que consiga ter em relação às mesmas - pois, nalguns casos, só ele garante a necessária objectividade - manifesta-se sempre no objecto do seu raciocínio, e desde logo, na escolha desse objecto.
Pois é; o pensamento é do pensador, mas o pensador também é do pensamento, possuem-se e revelam-se mutuamente.

Assim é também com as pessoas. Elas não são unívocas, unidimensionais, permanentemente coerentes e lineares. As pessoas são, por natureza, o contrário disso, contraditórias, emocionais e racionais, ponderadas e instintivas, alguma coisa e o seu contrário.
E por muito que existam pessoas capazes de controlar essa tendência imanente para a contradição, por muito que o lado racional se sobreponha ao lado emocional, intuitivo e espontâneo, a verdade é que está sempre presente. E é isso que faz das pessoas, todas elas, seres maravilhosamente complexos: a sua heterogeneidade, donde deriva a sua capacidade de surpreender os outros e a si mesmas.
(...)

Bem, afinal, acabei por dizer ( mais ou menos) aquilo em que estava a pensar. Aí têm.

E já que estamos em época de Carnaval, aproveitemos para darmos largas aos nossos íntimos anseios, para expressarmos os nossos afectos, para verbalizarmos as coisas que as rotinas e responsabilidades do dia-a-dia nos fazem calar.
Porque afinal, máscaras usamos sempre, todos os dias, tenhamos ou não consciência disso.
Bom Carnaval!

ASC
( direitos reservados)

Um comentário:

  1. OI SONIA!
    RETRIBUO TUA IDA AO "SÓ PRA DIZER" E JÁ TE SIGO, AGRADECENDO PELA OPORTUNIDADE DE CONHECER TEU BELO ESPAÇO.
    UM TEXTO DE REFLEXÃO OBRIGATÓRIA.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir